Home Certificação PMP e Certificação CAPM Papo de PMP #016: Os 3 principais motivos de reprovação no exame...

Papo de PMP #016: Os 3 principais motivos de reprovação no exame PMP

15018
16

Reprovação é um assunto sobre o qual muita gente não gosta de pensar a respeito. Mas olhando para problemas que outras pessoas já enfrentaram, podemos nos preparar para que não aconteçam conosco.

Ao expor seus pontos de vista aqui no Papo de PMP e em outras iniciativas como o Desafio PM, Andriele Ribeiro acaba sendo procurado por pessoas que infelizmente não foram aprovadas no exame de Certificação PMP. A partir destas conversas, foi possível identificar 3 principais motivos de reprovação, que são tratados neste episódio. São eles:

  • Preparação insuficiente
  • Problemas durante a prova, podendo ser desdobrados em:
    • Mau gerenciamento do tempo
    • Nervosismo
  • Falsa percepção acerca do próprio conhecimento, normalmente causado pelo uso indevido e indiscriminado de simulados

Não deixe de assistir. Lidar com estas causas pode representar a diferença entre sua aprovação e sua reprovação.

16 COMMENTS

  1. QUER DIZER QUE É TUDO CULPA DO ALUNO ? QUE MATÉRIA PARCIAL ONDE APONTA EXCLUSIVAMENTE COMO A CULPA DO MAU RENDIMENTO COMO DO ALUNO, ISENTANDO DE QUALQUER PARCELA O PAPEL DO PROFESSOR QUE É FUNDAMENTAL NA DIREÇÃO DO ESTUDO.
    SIMULADOS NÃO ATRAPALHAM SÃO UM COMPLEMENTO DO ESTUDO.
    ESTIMAR COMO POSSÍVEIS CAUSAS NERVOSISMO QUE NA VERDADE É UMA CONSEQUÊNCIA DO MAU RENDIMENTO SÓ TEM SENTIDO FICAR NERVOSO DURANTE A PROVA, NÃO ATRAPALHA ESTUDO SE TIVER BOA ORIENTAÇÃO E DISCIPLINA.

  2. Olá Andriele,

    As suas dicas são sempre muito construtivas e têm ajudado bastante. Gostaria de saber se conheces algum site em que podemos efectuar download de simulados.

    Obrigado,

    Walter

  3. Andriele,
    Obrigada pela dica, penso que consegui identificar aonde está ocorrendo minha falha.

  4. Muito boa as dicas, eu comecei um curso de pós recentemente, quando você sugere pra eu marcar minha prova!

    • Não há uma data certa Gabriel. Depende de quando você vai estar apto para fazer a prova. Um candidato leva de 3 a 6 meses em média de preparação focada. Sua pós vai ajudar, mas estudar na pós é diferente de estudar para a Certificação.

  5. Andrieli, quando será aberta uma nova turma do seu curso preparatório?

    Gostaria de informações de como fazer a inscrição para a prova, em quais períodos ela acontece e quais os requisitos para fazer a prova.

    Obrigado.

  6. Ola. Gosto muito das suas gravações, parabéns.Me preparei bastante,fiz a prova semana passada e infelizmente não passei, pelo visto por pouco, em comparação a outros amigos que tentaram. Gostaria da sua sugestão do que fazer agora, visto que a versão vai mudar e inicialmente só terá em ingles, que não dá pra mim.
    Abraço!

    • Oi Graziella,
      Sinto muito pela sua reprovação.
      Quanto a nova prova, parece-me que já haverá tradução em português para a prova a partir de agosto.
      O PMBOK é que ainda está sem previsão. Lançaremos um curso para a 5ª edição em português em agosto também.

      Um abraço,
      Andriele

  7. Olá,

    Infelizmente fiz a prova e reprovei…….agora estou perdido……como estudar? fiz vários simulados e ja decorei muitas questoes…….como posso entender melhor? vou marcar para o próximo mes a segunda tentativa……por favor…..me de uma ajuda.

    Obrigado.

  8. Eu tenho feito muitos simulados e freqüentemente encontro questões que já fiz em outra oportunidade. Eu, quando lembro da questão eu não marco nenhuma opção e pulo para não contar na estatística do fastrack. Andriele, suas dicas são muito valiosas. Obs: esse botão do facebook de replicar as questões e dicas não aparece no meu iPhone.

    • Bacana Gustavo! Esta é uma boa forma de diminuir este problema de se decorar algumas questões. Obrigado por nos prestigiar mais uma vez. Vou ver o que pode estar ocorrendo em relação ao Iphone. Abraços!

  9. Andriele,

    Muito importante essas suas análises e dicas para quem fez a prova e ainda não passou e mais valiosas para quem vai fazer pela primeira vez. Como você frisou bem, o foco é a prova , mas é preciso antes de tudo entender o GP segundo o guia PMBOK e não como achamos que deveria ser. O fator psicológico é determinante e , talvez , avaliado no exame pela pressão do tempo. O PMI é flexível , e por isso nos permite tentar mais duas vezes no período de elegibilidade , por um custo menor. Se nos programarmos para ter tempo de tentar outra vez, ainda no mesmo período , diminui um pouco aquela pressão para passarmos de primeira.

    Obrigado e abraço!

    • É isso aí Lélio! Muito obrigado pelo comentário.
      Concordo com você que o ideal é não deixar para fazer a prova no finalzinho do período de elegibilidade.
      Abração!

  10. Eu acredito que o motivo maior é fazer muitos simulados, de modo a acabar decorando as respostas.
    Eu respondi a mais de 5.000 questões, com um índice de repetição de 30 ou 35%. O que funcionou para mim foi: ler o enunciado, descobrindo de que área de conhecimento e de que fase estava falando; só então eu lia as alternativas, já eliminando as que não tratavam da área ou da fase. Geralmente isso era suficiente. Resumindo: eu me preocupei mais em dizer o motivo de três alternativas estarem erradas do que apontar a correta.

    • Muito legal seu comentário Celso. Eu também acredito que o mais importante de um simulado não é acertar ou errar, mas entender o motivo de uma resposta ser uma ou outra. Concordamos plenamente em relação a isto.

      Fazer de qualquer jeito para chegar rapidamente à resposta dada pelo autor é um enorme erro!

      Abraço!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notify via Email Only if someone replies to My Comment