Home Decifrando o PMBOK Decifrando o PMBOK #004 – As etapas de desenvolvimento de uma equipe

Decifrando o PMBOK #004 – As etapas de desenvolvimento de uma equipe

5511
8
Hoje a gente vai falar das etapas de desenvolvimento de uma equipe.

Desenvolver a equipe do projeto é um dos processos da área de Recursos Humanos do PMBOK. E esse processo visa não só desenvolver as pessoas individualmente por meio de treinamento, mentoring, coaching, mas também desenvolver a capacidade da equipe como um todo trabalhar de forma eficiente em conjunto.

Só pra fazer uma analogia, vamos usar o futebol como exemplo. Todos nós já vimos um time que é perfeito no papel, mas não consegue ter um bom desempenho em campo, justamente porque os jogadores são excelentes individualmente, mas não combinam em grupo.

Quem é mais velho deve se lembrar da seleção brasileira de 1982 que era um “timaço”, mas acabou não ganhando nada. Se você é mais novo você já deve ouvido esta história também.

E a mesma coisa pode acontecer no nosso ambiente de trabalho.

Foi pensando nisso que um cara chamado Bruce Tuckman, criou um modelo pra tentar explicar a evolução pela qual qualquer equipe passa, até chegar num estágio de alto desempenho.

O modelo que ele criou ficou muito famoso e é citado em centenas de artigos científicos que estudam esse assunto. E, provavelmente por ser um clássico, ele acabou sendo citado no PMBOK.

Mas qual é a lógica desse modelo? Segundo o Tuckman toda equipe passa por 5 etapas, do momento em que ela é formada até a sua dissolução. Essas etapas são:

Formação, Conflito, Acordo, Desempenho e Dispersão

Na etapa de formação, as pessoas da equipe acabaram de se conhecer. É o momento em que elas começam a “tomar pé” da situação, entender suas responsabilidades e o trabalho a ser feito. E é um momento em que elas estão mais fechadas, tendendo a trabalhar de forma mais independente, menos coesa.

A segunda etapa é a de Conflito, infelizmente. Ou seja, dificilmente a equipe vai chegar no seu máximo potencial de uma forma sempre harmônica. A tendência é que alguns conflitos surjam em função das diferenças entre as pessoas. Não dá pra evitar essa fase, mas o ideal é que ela seja abreviada. A habilidade interpessoal  do líder da equipe e a própria dinâmica de trabalho adotada podem ajudar muito nessa hora.

Na terceira etapa, chamada Acordo, vem uma espécie de calmaria. Os conflitos são resolvidos e um espírito de cooperação tende a emergir. As pessoas passam a ser mais tolerantes.  Isso é bom mas é preciso tomar um certo cuidado para que as pessoas não evitem o conflito de forma demasiada, gerando apatia.

A quarta etapa é a de Desempenho. Esse é o momento em que a equipe se torna realmente eficiente. As pessoas já se conhecem, já se toleram, sabem o que esperar de cada um dos colegas e podem focar em fazer um bom trabalho em conjunto.

E a quinta etapa é a de Dispersão. Como você pode imaginar é o momento em que a equipe é dissolvida.

Claro, gente, que esse modelo é bastante simplista. Não necessariamente toda equipe vai passar por estas etapas uma única vez de forma linear. Pode ser que ela regrida para uma etapa anterior e tenha que reconquistar novamente um estágio no qual ela já tinha estado antes.

Mas mesmo com as suas limitações, a escada de Tuckman é um modelo muito importante, pra nos lembrar que não é fácil trabalhar em grupo. É preciso respeitar as diferenças, lidar bem com os conflitos e não simplesmente fugir deles, pra que seja possível ter um desempenho acima da média.

Além disso, se você pretende fazer o exame PMP ou CAPM não se esqueça desse modelo. Questões sobre essas etapas são bem comuns na prova.

8 COMMENTS

  1. Sou aluno do Andriele no programa da fórmula da certificação..muitos bons seus vídeos. Ele possui muito conhecimento…parabéns pelo trabalho. Abraços

  2. Andriele, parabens pelo vídeo!
    Se puder fazer um vídeo falando sobre as mudanças que vigoraram a partir de 12/01/16 seria muito legal pra quem vai fazer a prova.

  3. Parabéns por todos os vídeos! Mantenho-os, sem exceção, no acervo “ANDRIELE RIBEIRO”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notify via Email Only if someone replies to My Comment