Home Certificação PMP e Certificação CAPM Como passar na prova de certificação PMP: Passo 3

Como passar na prova de certificação PMP: Passo 3

1161
0

Você, como gerente de projetos, já deve ter ouvido que planejamento sem monitoramento não serve pra muita coisa, certo? Pois bem, em seus estudos vale a mesma lógica. Já passamos pelos dois primeiros passos que você deve seguir em sua preparação que são:

Passo 1: Defina uma data para realizar sua prova

Passo 2: Planeje seus estudos

Agora é hora de irmos para o terceiro passo que é:

Passo 3: Monitore seus estudos

Este monitoramento vai se dar em relação a dois aspectos principais: (1) tempo/esforço e (2) qualidade do aprendizado. Vamos tratar dos dois aspectos em separado.

(1) Tempo / esforço

Ao preencher a coluna B da nossa planilha de acompanhamento (você consegue uma cópia da planilha aqui) você estava planejando o esforço. Preenchendo as colunas D e E você estava planejando o tempo. Agora você deve fazer o seguinte. Pegue o primeiro tópico para estudar. Assim que você começar suas leituras ou a assitir os vídeos preencha a coluna F (data de início real). Assim que finalizar o estudo preencha as colunas G (data de término real) e C (Quantidade de minutos reais estudados). Para cada tópico que você fizer isto, pergunte-se: meu planejamento inicial para os tópicos faltantes continua correto, ou minhas estimativas não foram lá muito boas? Se achar que seus “chutes” foram meio descalibrados, corrija seu planejamento de acordo. Utilize o número de páginas a serem estudadas / número de minutos de cada vídeo como balizador. Este exercício fará com que seu plano fique cada vez mais correto e tenderá a criar em você uma disciplina maior para os estudos.Se quiser salvar uma versão original de seu primeiro planejamento para comparar posteriormente com o realizado, fique à vontade. Esta será a sua “linha de base”.

(2) Qualidade do aprendizado

Um outro ponto que você deve monitorar é o quanto você está dominando cada um dos assuntos. Isto deve ser feito de duas maneiras. A primeira é pela execução de simulados. Faça simulados referentes a cada assunto e vá registrando os resultados nas colunas H, I, J, K. Quando finalizar o primeiro ciclo de estudos para cada assunto, você saberá em qual assunto deverá dedicar mais tempo em ciclos posteriores de acordo com suas métricas. A segunda forma de se monitorar é anotando cada ponto de dúvida que for aparecendo durante as leituras / vídeos. Quando a dúvida aparecer, anote-a, e não fique satisfeito enquanto não esclarecê-la. Se você for aluno do ePMP Brainss, coloque-a em nosso fórum e a resposta virá em até um dia útil. Se não for, o caminho será um pouco mais difícil. Mas não deixe de pesquisar em diversas fontes até achar a resposta. A dúvida do momento do estudo pode significar erros na hora do exame.

Pra fechar uma consideração importante: o número de reprovações no exame PMP, pelo menos pelo que tenho ouvido tem aumentado. O valor pra se fazer a prova não é irrisório. Ou seja, vale a pena se preparar com mais cuidado, para evitar que surpresas desagradáveis apareçam. Não estude aleatoriamente. Seguindo os 3 passos que mencionei nos útlimos e-mails, suas chances de sucesso certamente aumentarão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notify via Email Only if someone replies to My Comment