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Como passar na prova de Certificação PMP: Passo 2

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No último post, falamos do primeiro passo a ser tomado para conseguir a certificação PMP que é:

Passo 1: Defina uma data para realizar sua prova

O objetivo nesse passo anterior foi identificar uma data desejável para a realização da prova, dentro daquilo que você acredita ser razoável. Vamos agora para nosso segundo passo que é:

Passo 2: Planeje seus estudos

Agora o que vamos fazer é traçar um plano (yes, assim como acontece em um projeto) para que nosso objetivo definido no passo 1 possa ser atingido (ou para descobrirmos que talvez tenhamos que alterá-lo). Entretanto, vamos fazer um plano bem simples, pra que você não desanime e possa realmente levar esta metodologia adiante.

Para isso vamos utilizar uma planilha que está disponível neste link aqui. Faça o download para acompanhar o resto do texto. Poderíamos até usar o MS-Project ou qualquer outra ferramenta, mas quero manter as coisas simples, ok?

Nosso objetivo agora é preencher a primeira aba e algumas informações na segunda (e/ou terceira).

Na primeira aba (linha 1) preencha a data inicial prevista para o exame que você definiu no passo 1. Na linha 3 coloque quantas horas você pretende investir em estudo por semana.

Na segunda aba vamos nos concentrar nas colunas B, D e E. Na coluna B definimos a quantidade de minutos (você pode usar também horas se quiser) de estudo para cada tópico em cada material de estudo. Ou seja, é hora de definirmos também que materiais de estudo vamos utilizar. Na planilha de exemplo aparecem 3, que são meus preferidos: o ePMP Brainss que é o curso preparatório da Brainss formato e-learning, o PMBOK e o livro da Rita Mulcahy. No caso do ePMP Brainss já preenchi inclusive o tempo gasto planejado para assistir aos vídeos e fazer os simulados (assumi que você gastará 30 minutos com cada simulado). Obviamente você pode utilizar os materiais que achar mais adequados modificando a planilha. Isto é apenas uma sugestão.

Nas colunas D e E vamos preencher as datas de início e fim planejadas para cada tópico em cada material de estudo. Ou seja, na coluna B, pensamos em esforço. Na D e E pensamos em datas. Para preencher D e E, leve em consideração o que você colocou em B e também a quantidade de horas de estudo que você tem disponível na semana (que você preencheu na primeira aba).

A segunda aba corresponde a um ciclo de estudo, mas você pode precisar de mais (o normal é a execução de 2 ou 3 ciclos dependendo do seu nível inicial). Por isto existe a terceira aba, e você pode inclusive criar uma quarta, se necessário. Não necessariamente você irá repetir todos os materiais nos ciclos posteriores. Você pode imaginar portanto que gastará menos tempo no segundo e terceiro ciclos do que no primeiro.

Feito este exercício de planejamento você terá uma primeira idéia de quanto tempo realmente levará para estar preparado para a prova. A data bate com a que você definiu no passo 1? Se não bater você terá que fazer uma de 3 coisas, assumindo que a tendência é aparecer uma data mais distante do que a que você pensou a princípio:

a) Aumentar a quantidade de horas de estudo semanais e manter a data;
b) Manter a quantidade de horas de estudo semanais e empurrar a data pra frente;
c) Manter as coisas como estão e  começar a estudar anotando as horas efetivamente gastas. No próximo post eu falo sobre como usar o passo 3 pra melhorar seu plano e talvez equalizar as coisas sem fazer o que disse acima em a) e b). Por enquanto a opção c) é a minha sugestão. Pelo menos até você ler o próximo post desta série  e começar a executar o passo 3, sobre o qual vamos falar ainda.

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