Home Certificação PMP e Certificação CAPM Como passar na prova de certificação PMP: Passo 1

Como passar na prova de certificação PMP: Passo 1

1288
0

“Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo.”  Michael Jordan

O alcance da certificação PMP não é uma jornada simples. Mas precisamos começar de algum lugar. Neste e nos próximos 2 posts vou falar de 3 passos simples que podemos dar para tornar este objetivo mais palpável e concreto. Neste post vou falar do primeiro que é:

Passo 1: Defina uma data para realizar sua prova

Este é um passo simples mas extremamente poderoso. Se você não tem uma meta clara vai ficar dando uma “estudadinha” aqui, outra acolá e vai acabar não saindo do lugar. E o pior: vai perder seu precioso tempo.

Pense em uma data que seja compatível com seus desejos / necessidades (muita gente quer a certificação porque precisa dela para buscar uma nova posição no mercado ou até mesmo uma promoção no atual emprego) e também com suas possibilidades (tempo disponível para estudar). Você não precisa acertar na mosca ainda, mas defina uma data concreta: DIA, mês e ano. Nada de pensar apenas no mês. Depois os passos 2 e 3 vão nos ajudar a refinar e validar esta data. Mas é preciso partir de algum lugar.

Se você já tem as condições para começar pra valer os estudos não há porque procrastinar. Tem uma frase que achei bem interessante de uma canadense que se certificou. Ela disse: “Procurei concentrar meus estudos o máximo possível. Desta forma pude ter minha vida de volta mais rapidamente.” O que ela quis dizer no fundo é que é melhor se esforçar um pouco mais para conseguir logo o objetivo do que ficar durante anos a fio procrastinando. E para isso é preciso uma meta.

Não quero te influenciar, mas apenas a título de curiosidade, normalmente as pessoas definem períodos que giram de 2 a 3 meses para se prepararem pra valer. Claro que isto depende de conhecimento anterior sobre a prova, dedicação e perfil de cada um mas serve como um parâmetro inicial pra você se balizar.

Pra finalizar, há quem diga que é bom você comentar esta meta com alguém, para criar uma espécie de compromisso. Por outro lado, há quem se sinta pressionado ao revelar a intenção de fazer a prova para familiares ou colegas de trabalho. Assim, se você quiser, me use como seu confidente. Diga pra mim,  enviando um e-mail para andriele@brainss.com.br, em que data vai fazer a prova. Vou armazenar esta informação em lugar seguro. E quem sabe eu até te ajude a se lembrar dela daqui a algum tempo 🙂

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notify via Email Only if someone replies to My Comment