Cálculo de folga e caminho crítico: Começo com 0 ou 1?

Um de nossos alunos no ePMP Brainss recentemente nos enviou a seguinte inquietação:

Boa noite professor,

Em meio aos estudos do gerenciamento de tempo em especial a este assunto acabou me gerando uma dúvida. A questão consiste na localização da folga ou flutuação (conforme a Rita) através do término mais tarde menos o término mais cedo ou início mais tarde menos o inicio mais cedo.

Muito bem. Vou citar aqui uma coloção do livro da Rita a respeito deste calculo. Lá diz o seguinte: “O primeiro nó em um diagrama normalmente tem uma data de início mais cedo igual a zero (0). Porém, algumas pessoas usam um (1) como data de início da primeira atividade. Não há uma forma certa para começar a calcular as datas de início mais cedo e início mais tarde em diagramas de rede. Qualquer método fornecerá a resposta correta. Escolha um dos métodos e use-o sempre.”

Contudo, num de seus vídeos sobre o assunto nos ensina a começar com um (1) a data início mais cedo da primeira atividade e confesso que dessa forma ficou mais claro pra mim. Entretanto, ao praticar este método com os próprios exercícios fornecidos pelo livro da Rita as informações – cálculo usado pelo livro x formato aprendido neste curso – insistem em não bater. Talvez é claro eu esteja fazendo algo errado.

A minha preocupação é fixar um dos dois conhecimentos cujo risco agregue um deslizes em algumas questões da prova.”

Para respondê-lo gravei um vídeo em que mostro as duas formas de cálculo. Vejam abaixo.