Home Certificação PMP e Certificação CAPM 5 razões pelas quais os templates de projeto têm valor

5 razões pelas quais os templates de projeto têm valor

1568
2

Porque os templates de projeto têm valor? Jason Westland, em post escrito no blog projectmanagementblog.com, respondeu a esta pergunta, apresentando 5 motivos:

  1. Eles poupam seu tempo
  2. Eles dão direção a você
  3. Eles tornam a vida mais fácil
  4. Eles aumentam a qualidade
  5. Eles dão confiança a você

Faz sentido. Olhe só:

  • os templates já estão formatados e têm algumas seções padronizadas já preenchidas;
  • você não precisa pensar em quais seções são adequadas ou não. Isto já foi definido pra você;
  • assumindo que o template foi criado por pessoas que entendam de gerenciamento de projetos, e com a intenção de ser utilizado por toda a organização  ele terá um aspecto profissional seja em relação ao conteúdo, seja em relação à forma. Mais qualidade pra você;
  • é muito desconfortável criar um documento pela primeira vez. Normalmente ficamos inseguros em relação à adequação ou não de cada tópico adicionado. Se há um template para nos guiar, esta insegurança diminui sensivelmente e a confiança aumenta consequentemente.

Fazendo um link com o PMBOK e o exame PMP:
Os templates fazem parte de uma entrada importantíssima para vários processos do PMBOK, chamada “Ativos de Processos Organizacionais”. Este ativos são compostos pelos processos, políticas e procedimentos da organização (incluindo-se aí os templates) e também pela base histórica de informações dos projetos já executados

E você, concorda com este post? Discorda? Deixe um comentário falando sobre sua experiência pessoal com os templates. Será um prazer trocar idéias com você.

2 COMMENTS

  1. Cerca de um mês atrás questionei ao PMI-MG(maillist) sobre o uso de templates na elaboração de um projeto. Infelizmente não tive resposta de ninguem.

    Ae me bateu uma dúvida cruel, será que existe uma resistencia entre os gerentes de projeto no uso de templates? Será que alguns entendem que esta pratica pode ser entendida como uma falta de experiência? Acredito que estas tenham sido algumas das razões. Estarei enganado?

    Lembro que perguntei se o PMI tem algum ou mantem algum repositorio de templates. Também perguntei sobre o PMDOCS(http://www.projectmanagementdocs.com/).

    Qual sua opinião?

    • Olá Augusto, tudo bem?
      Não conheço o PMDOCS.
      Sinceramente não acho que haja uma resistência ao uso de templates pelos GPs pelo fato de que isto significa falta de experiência. Mas acho que o uso ainda é pequeno em muitas organizações. Pra mim, as maiores causas são:
      – Desconhecimento de sua existência;
      – Desconhecimento em relação a como usar um template;
      – Inadequação do template à realidade dos projetos.
      Acho que atacando estes pontos o uso é bem mais frequente e eficiente.
      Grande abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notify via Email Only if someone replies to My Comment